Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e realizam funções como reconhecê-lo quando visitar o site novamente, e ajudam-nos a compreender que secções considera mais interessantes e úteis.
O QUE VISITAR EM COIMBRA
A sua rica história é motivo suficiente para merecer uma visita. Coimbra tem muito para oferecer e aqui damos alguns exemplos. Cidade tradicionalmente universitária, detém também uma enorme riqueza histórica e cultural.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa. Fundada em Lisboa pelo Rei Dionísio I em 1290, mudou-se definitivamente para Coimbra em 1537, ocupando os edifícios do Paço Real Medieval. Durante os reinados de João V e José I, a instituição passou por grandes reformas, não só em termos de ensino, mas também em termos da construção de novos edifícios nos estilos barroco e neoclássico. A Sala de Los Capelos, ou Grande Sala de Actos, é o salão principal da universidade, onde se realizam as solenes cerimónias académicas. A Biblioteca Barroca Joanina, construída no século XVIII durante o reinado de João V, é precedida por uma porta coroada com o brasão nacional. Contém cerca de 250 mil obras.
MOSTEIRO DE SANTA CLARA A NOVA
O convento de Santa Clara a Nova, popularmente designado por Mosteiro da Rainha Isabel de Aragão, padroeira de Coimbra, foi construído no século XVII em substituição do antigo mosteiro medieval de Santa Clara a Velha, vítima das cheias periódicas do rio Mondego. É um importante repositório da arte portuguesa dos séculos XIV a XVII onde se conservam os restos mortais da rainha Isabel de Aragão, fundadora do mosteiro original.
IGREJA DO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ
Foi fundada em 1131 pela Ordem dos Cânones Regulares de Santo Agostinho, com o apoio de D. Afonso Enríquez e D. Sancho I, onde estão enterrados.
IGREJA DO MOSTEIRO DE SANTA CLARA A VELHA
Situado na margem esquerda do rio Mondego e construído a um nível muito baixo, este templo gótico, construído no final do século XIII, foi abandonado no século XVII devido às constantes cheias provocadas pelo rio. Foi recentemente objecto de uma operação de recuperação e melhoria.
SÉ VELHA (ANTIGA CATEDRAL)
O templo actual foi construído na segunda metade do século XII. Foi aberto ao culto em 1184 e mantém o estilo românico de Coimbra da segunda fase. Trata-se de um projecto do mestre francês Robert. A igreja tem um exterior robusto, simétrico, com poucas aberturas e é coroada com ameias.
TORRE DE ALMEDINA
Construído sobre o Arco de Almedina, tinha como função vigiar e defender a porta principal para o interior da muralha.
PÁTIO DA INQUISIÇÃO
O Pátio da Inquisição deve o seu nome ao conjunto de edifícios de valor histórico e arquitectónico, onde o Tribunal do Santo Ofício funcionou desde 1566 até à sua extinção em 1821.
PORTUGAL DOS PEQUENITOS
Portugal dos Pequenitos, inaugurado em 8 de Junho de 1940, é um parque recreativo, educativo e turístico, desenhado por Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco.
JARDIM BOTÂNICO
O Marquês de Pombal é o responsável pela criação deste complexo, considerado o mais belo jardim botânico do país. Para além das muitas variedades que justificam a visita, oferece também uma vasta gama de elementos decorativos, tais como fontes e estátuas.