Scroll Top

O que fazer

Descubra aqui informações sobre os eventos mais importantes a decorrer na cidade de Coimbra e arredores.

Festas da Rainha Santa Isabel

As Festas da Rainha Santa Isabel 2017 começam este Sábado, e à imagem dos anos anteriores apresenta diversas acções.

As festas decorrem até 04 de Julho, realizando já este sábado, outra das tradições desta festa, a distribuição de bens alimentares a cerca de 300 familiares carenciadas de Coimbra e a 12 estudantes universitários, uma iniciativa, das irmãs da Confraria da Rainha Santa Isabel.

O momento mais esperado acontece na terça-feira, com o Mosteiro a ser o epicentro das comemorações da veneração à padroeira de Coimbra, este é o programa completo:

Dias 1, 2 e 3 de Julho, às 21h30, tríduo solene na Sua igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, com pregação a cargo do Revº Pe. António de Jesus Ramos, pároco de S. Bartolomeu.

Dia 4 de Julho:
- 8h00, missa;
- 11h00, missa solene;
- 16h30, missa da Real Ordem da Rainha Santa Isabel, com a participação de Suas Altezas Reais, os Senhores Duques de Bragança;
-18h00, II Vésperas.

Além da vertente religiosa, as Festas da Rainha Santa apresentam, também, com um programa cultural, entre elas a inauguração no dia 3 de Julho na Sala do Capítulo da exposição dos retábulos que se encontravam nas capelas laterais e que nunca foram expostos ao público.

E também no âmbito das celebrações, o Mosteiro vai, também, abrir as suas portas para visitas guiadas nocturnas, sempre às 21h30, nos dias 30 de Junho, e 06 e 07 de Julho, com o custo de 10 euros.

Venha visitar-nos.

---------------------------------------------------------------------------------------

Luísa Sobral em Coimbra

Dia 20 de Maio o Convento de São Francisco recebe Luísa Sobral, onde apresenta o quarto álbum de originais da cantora, “Luísa”.

Neste concerto em Coimbra a cantora e compositora apresenta o seu último álbum “Luísa”, editado em 2016 e agora apresentado ao vivo. Este é um disco em que estreitam a cumplicidade e os laços afectivos com quem ouve, em novas canções e letras tocantes, que a colocam num novo patamar de maturidade criativa: ainda mais segura, exigente, autêntica e espontânea.

Luísa Sobral é um dos novos talentos da música Portuguesa, que saiu do anonimato em 2003, com apenas 16 anos, no programa Ídolos, da SIC e que apresentou o seu primeiro album em 2011 entitulado “The Cherry on My Cake”, um álbum bem recebido pelo público e pela crítica.

Dois anos depois surgiu “There’s A Flower In My Bedroom”, com 17 canções e prestigiados convidados, como Jamie Cullum e os portugueses António Zambujo e Mário Laginha.

Luísa Sobral destacou-se sobretudo em espectáculos e participações televisivas especiais, como a que assegurou no programa de Jools Holland, na BBC, tendo passado também por Espanha, França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Marrocos, China, Zimbabwe e África do Sul já figuram entre as suas escalas.

Em 2017, Luísa Sobral volta a percorrer o país, agora com novas canções, num espectáculo a não perder.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Pedro e Inês - Um amor (im) possível

Englobado nas comemorações 650 anos de D. Pedro I (1320-1367), o Mosteiro de Santa Clara Velha apresenta até 24 de Março, “Pedro e Inês – Um amor (im) possível.

Se há história de amor que tenha marcado a nossa história, é de certeza a do amor proibido entre o infante D. Pedro e Inês de Castro, dama de companhia da sua mulher D. Constança Manuel.

Apesar do casamento, o Infante marcava encontros românticos com Inês nos jardins da Quinta das Lágrimas. Depois da morte de D. Constança em 1345, D. Pedro passou a viver maritalmente com Inês, o que acabou por afrontar o rei D. Afonso IV, seu pai, que condenava de forma veemente a ligação, e provocou forte reprovação da corte e do povo.

Como parte da celebração 650 anos de D. Pedro I o Mosteiro de Santa Clara Venha apresenta um espectáculo de artes performativas criado no âmbito do projecto experimental “Ensinar pela Arte", desenvolvido pelos professores das áreas das expressões plástico, musical, dramática e corporal da Escola Secundária D. Duarte.

A acção decorre entre 1339 e 1357 e todo o projecto se desenrola na sequência da chegada de D. Constança, mulher do Príncipe D. Pedro, com quem se tinha casado por procuração.

São apresentadas várias cenas onde os personagens principais da história vivem momentos intensos, desde o encantamento ao ciúme, do sonho à realidade, da conspiração à morte e da morte à coroação de Inês.

----------------------------------------------------------------------------------------

Concerto de Ano Novo

Nos dias 19 e 20 o Teatro Académico Gil Vicente apresenta mais um Concerto de Ano Novo.

Cumprindo a tradição dos últimos anos, a Brigada de Intervenção celebra o Ano Novo. Este ano, pela primeira vez, oferece à cidade de Coimbra, dois concertos com a Banda Sinfónica do Exército, herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português.

Um espectáculo para toda a família e com entrada gratuita.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Fim de Ano em Coimbra

Coimbra vai celebrar a entrada no ano de 2017 ao som dos GNR, voltando a ser a melhor opção para a celebração da passagem de ano

A banda portuense, que celebra 35 anos de carreira, promete atrair milhares de pessoas de várias gerações ao Largo da Portagem. A animação, à semelhança de anos anteriores, vai estender-se a vários locais da Baixa, onde também não faltam bons motivos para receber em festa o novo ano.

O concerto dos GNR é o ponto alto da celebração incluído no programa “Luzes Sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, que irá animar a cidade até 7 de Janeiro e que conta com um vasto leque de iniciativas, ao longo de sete semanas e que fazem deste um cartaz imperdível.

A contagem decrescente para 2017 será, pois, um momento único para recordar os grandes êxitos dos GNR ao longo dos últimos 35 anos de carreira. Com o aliciante de este ser o último concerto deste ciclo de comemoração de um grupo conhecido de todos os portugueses. A banda de Rui Reininho actuará na Portagem, durante cerca de hora e meia, em simultâneo e sincronia com o sempre apreciado espectáculo de fogo de artifício, lançado de vários pontos do rio Mondego, que assinalará a entrada no novo ano.

Já em 2017, a Portagem irá continuar a “dançar”, até às 3h00, com os Dj’s Kiss Kiss Bang Bang, que também atuam antes da banda principal.

Mas a festa não acontece só aqui. Na Praça do Comércio, a proposta é também irrecusável, onde a melhor dupla de Dj’s nacional, os Club Banditz, promete “instalar” uma enorme pista de dança. Nesta praça emblemática do coração da cidade, a dupla do distrito de Coimbra garante um espectáculo surpreendente que, para além da melhor dance music, terá uma forte componente multimédia e vídeo.

Seguem-se os Dj’s oficiais da rádio nacional Mega Hits, os Dynamic Duo, com um espectáculo igualmente de grande qualidade, numa performance que irá cruzar vários estilos musicais. A festa na Praça do Comércio estende-se também até às 3h00.

O programa musical contempla outras duas paragens: Praça 8 de Maio – com a Revival Music – e o espaço do Terreiro da Erva, recentemente requalificado pela CMC e que “entra” este ano pela primeira vez na festa. Aqui haverá música portuguesa com a banda RockLuso.

Ainda precisa de mais razões para vir celebrar o Fim de Ano a Coimbra?

------------------------------------------------------------------------------------------

Esta semana no Museu Nacional Machado de Castro

Mais uma semana animada no Museu Nacional Machado de Castro, o museu propõe aos seus visitantes visitas temáticas, consultório, apresentações e teatro, confira abaixo o programa:

Dia 9 – “Marcas de Portugal dos Descobrimentos, no Portugal Contemporâneo” - A Pintura por Virgínia Gomes
Dia 10 – “Consultório do Museu” - Leve a sua peça, que o museu aconselha.
Dia 11 – “O Criptopórtico de Aeminium” - Teatro de Sombras
Dia 15 – “Repouso na fuga para o Egipto” - Pintura da série da Sacristia da Sé do Séc. XVII
Dia 16 – “Marcas de Portugal dos Descobrimentos, no Portugal Contemporâneo” - A Ourivesaria por Pedro Ferrão

-------------------------------------------------------------------------------------------

Luzes sobre a Baixa de Coimbra 2016

Ai está mais uma edição de Luzes sobre a Baixa de Coimbra, um programa que promete animar a cidade durante este Natal e Fim de Ano.

De 26 de Novembro 2016 a 7 de Janeiro 2017 a Câmara Municipal de Coimbra promove seis semanas de animação, o programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, chega à sua 4ª edição, com inúmeras propostas para todos os públicos.

Uma programação bastante diversificada com o objectivo de promover a diversidade cultural da cidade, e também reforçar a sua atractividade nesta época natalícia.

O programa apresenta concertos, um ciclo de cantares natalícios, actividades para crianças, visitas guiadas, teatro de rua, desfile de pais Natal, arte circense, contos de Natal e presépios, entre muitas outras actividades, vão colorir e alegrar as seis semanas de programação.

A animação vai percorrer a cidade, por vezes, em locais menos óbvios, como são os casos da Estação Ferroviária de Coimbra A ou da gare rodoviária da Av. Fernão de Magalhães.

O ponto alto será a festa na noite de passagem de ano, que será ao som dos GNR, que este ano será num novo palco: o renovado Terreiro da Erva.

O Programa estende-se por 43 dias e promete reforçar Coimbra como um local de paragem obrigatória.

29/11/2016

--------------------------------------------------------------------------------------------

Jorge Palma no Convento de São Francisco

Jorge Palma é um dos músicos de referência do panorama musical Português e actua no dia 6 de Dezembro no Convento de São Francisco

Nascido em Lisboa, a 4 de Junho de 1950, muito cedo Jorge Palma demonstrou o seu interesse pela música, iniciando os seus estudos de piano aos 6 anos, realizando, com apenas oito anos, a sua primeira audição no Conservatório Nacional.

Com uma carreira longa em versátil, em 1971 Jorge Palma participa na 1ª edição do Festival Vilar de Mouros com a banda Sindikato, em 1972 tem a sua primeira experiência a solo, em 1975 participa no Festival RTP da Canção.

Em 1985 lança o seu sexto álbum de originais e um dos mais aclamados da sua carreira, O Lado Errado da Noite. O single "Deixa-me Rir" é dele extraído é talvez um dos seus maiores sucessos

No ano em que comemora 25 anos sobre o lançamento do álbum “Só”, o Convento São Francisco de Coimbra recebe o cantautor a 6 de Dezembro.

Este será um espectáculo único e especial, Só, Jorge Palma e um piano, revisitando um dos discos mais importantes da história da música nacional.

22/11/2016

-----------------------------------------------------------------------------------------------

São Martinho em Coimbra

Coimbra prepara-se para o São Martinho e para um mês cheio de animação.

Dia 11 - S. Martinho em Casa de Torga
Na Casa-Museu Miguel Torga recordamos o particular gosto que o poeta tinha pela figura de S. Martinho, representativo de um valor humano que muito preservava – a fraternidade –, a iniciativa, com entrada livre, visa a recriação de uma tradição, assinalada por um magusto.

Dia 13 – Feira de São Martinho 2016
Na Praça Heróis do Ultramar decorre a feira antiga por ocasião do São Martinho, organizada pelo Grupo Folclórico de Coimbra, onde podem ser encontrados diversos produtos da época, como sopa à lavrador, caldo verde, petiscos, jeropiga, água-pé e muitas castanhas assadas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Peter Murphy em Coimbra

No seguimento dos concertos esgotados em Maio, Peter Murphy regressa a Portugal e a Coimbra.

Neste regresso em que promete quatro noites mágicas em Coimbra, Guarda, Porto e Lisboa, Peter Murphy traz consigo temas épicos como "Hollow Hills", "Indigo Eyes", "King Volcano","Cascade", "Cuts You Up“, entre muitos outros e a promessa de 90 minutos de magia, naquela que será mais uma rara oportunidade para ver e ouvir este mestre da música pop rock britânica ao vivo.

Nascido a 11 de Julho de 1957 em Northampton, Inglaterra, Peter Murphy mais conhecido como mítico líder dos Bauhaus, banda post punk de enorme sucesso no início dos anos 80, é quando decide lançar a sua carreira a solo, afastando-se do estilo musical dos Bauhaus, entrando num estilo mais rock que fez com que Peter Murphy ganhasse outro tipo de apreciadores e destaque.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Programação de Outubro no Teatrão

Chegou o mês de Outubro e o tempo frio, no entanto o Teatrão preparou um programa que o vai fazer sair de casa.

Já este fim-de-semana no dia 8 o Teatrão apresenta “Señoritas”, um novo projecto de Mitó Mendes e Sandra Baptista que nasce a partir do gosto de ambos de ensaiar, compor e tocar juntas.
“Señoritas” apresenta uma atmosfera densa, feminina e bem portuguesa, numa abordagem singular, canta-se a vida, mas de uma forma curta e directa.

Dia 16 é a vez do “Bando à Parte” um projecto especificamente dedicado à formação artística multidisciplinar de jovens de contextos desfavorecidos do pontos de vista social, cultural e económico.

Dias 20, 21 e 23 chega o Teatrão apresenta” À Direita do Pai”. Jesus e São Pedro descem à terra e disfarçam-se de peregrinos para poderem testar a caridade de Peralta, camponês que, mesmo não tendo um tostão, tem coração para dar e vender.

No dia 28 de Outubro chega “O Mundo Como Está”, um espectáculo que é o resultado final do percurso de formação, ao longo dos dois últimos anos de um grupo de jovens adolescentes oriundos de projectos de formação da companhia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Setembro no Convento de São Francisco

Com o final do Verão chega o novo cartaz cultural do Convento de São Francisco para Setembro, onde se destacam a Orquestra XXI, a presença da École des Maîtres e as Galas Internacionais dos Encontros Mágicos, de Luís de Matos.

Já este fim-de-semana para assinalar os 400 anos da morte de Shakespeare, a Orquestra XXI volta a reunir-se em Portugal para a sua 7ª Digressão, centrada no “Sonho de Uma Noite de Verão”. Mendelssohn escreveu uma das suas mais célebres obras para acompanhar a peça de Shakespeare, da qual o actor Ricardo Pereira irá narrar excertos, num concerto que inclui também a Suite do bailado “Pulcinella” de Stravinsky e a peça “Acanto” da jovem compositora portuguesa Andreia Pinto-Correia.

Entre 13 e 16 de Setembro o Teatro Académico de Gil Vicente volta a integrar o projecto europeu École des Maîtres – Curso Internacional de Aperfeiçoamento Teatral, este ano, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e o Coletivo 84, os ensaios serão entre 13 e 16 de Setembro e o espectáculo, na Blackbox do Convento São Francisco, terá lugar no próprio dia 16.

Por fim nos dias 23 e 24 teremos no grande auditório do Convento São Francisco a 20.ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra, uma organização da Câmara de Coimbra com produção de Luís Matos.

Como vê razões não faltam para visitar Coimbra em Setembro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra

Até 1 de Outubro a animação musical será muita em Coimbra com as “Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra”

O programa inclui quarenta e dois espectáculos o programa, onde o destaque vai para o fado, o folclore e a música popular portuguesa, contando também com actuações de gospel, dança, tunas, música ligeira e instrumental, além de cinema ao ar livre.
“Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra”, é um evento único que já vai na terceira edição, e que promete animar o centro histórico de Coimbra, com espectáculos que nas semanas mais preenchidas vão de quarta-feira a sábado -, em largos e praças da Baixa de Coimbra.

O evento cresceu e abrange um total de 44 dias em vez dos 37 do ano passado e, em algumas semanas, inclui as quartas-feiras, enquanto na edição transacta começavam às quintas-feiras.
Prepare-se para 47 eventos, entre espectáculos e 5 sessões de cinema, de onde se destacam 17 actuações de fado e 17 de folclore e etnografia. Haverá também espaço para a música popular portuguesa, música ligeira e instrumental, gospel, dança, tunas e cinema, ao ar livre, de grandes autores, como Fellini, Wenders ou Scorsese.

Todas as actuações, assim como as sessões de cinema, realizam-se à noite (com começo às 21h30 ou às 22h00) e iremos apresentar o programa semanalmente no Blog.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Festas da Rainha Santa

Como manda a tradição nos anos pares, em Julho, Coimbra celebra a Festa da sua padroeira a Rainha Santa Isabel.

As celebrações duram cerca de duas semanas em Julho, incluem no entanto vários eventos durante o ano.

Tendo o seu momento alto com a procissão solene em honra da Rainha Santa as festas incluem diversos espectáculos, exposições, feiras de gastronomia e artesanato, provas desportivas e muita animação.

A 10 de Julho realiza-se a procissão solene, um momento único em que o andor que pesa à volta de uma tonelada é carregado por 24 homens pelas principais ruas da cidade, num percurso entre a Igreja da Graça e o

Convento de Santa Clara-a-Nova, tantas vezes percorrido pela própria D. Isabel de Aragão quando viveu em Coimbra no séc. XIV.

Confira aqui o programa completo das Festa da Rainha Santa.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Feira Cultural de Coimbra

A animação chega a Coimbra com mais uma edição da Feira Cultural de Coimbra a decorrer no Parque Dr. Manuel Braga de 3 a 12 de Junho.

Com objectivo de promover e divulgar a cultura nas suas vertentes tradicionais e contemporâneas, A Feira Cultural de Coimbra incentiva a uma participação activa em todas as actividades desenvolvidas.

Outro dos objectivos desta iniciativa, segundo a Camara Municipal, é reposicionar Coimbra, enquanto cidade do conhecimento, da criatividade e da cultura, no roteiro cultural nacional.

Destacando em especial os livros e o artesanato, cada um com a sua feira específica, com o objectivo de mostrar a vitalidade artística e cultural da cidade, a feira completa-se com espaços dedicados às artes plásticas, às edições musicais e à gastronomia.

Descubra aqui o programa completo da Feira Cultural de Coimbra.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta semana no TAGV

Esta semana o Teatro Académico Gil Vicente recebe um programa especial, numa iniciativa do Centro de Dramatologia Contemporânea, que juntou a coreógrafa e bailarina Vera Mantero e o escultor Rui Chafes.

  • Dia 24 – Conversa com,,,Ver Mantero e Rui Chafes

Vera Mantero estudou dança clássica com Anna Mascolo e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Começou a sua carreira coreográfica em 1987 e, desde 1991, tem mostrado o seu trabalho por toda a Europa, Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA e Singapura. Dos seus trabalhos destacam-se os solos
Rui Chafes Prémio Pessoa 2015. Nasceu em Lisboa e formou-se em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 1989. Estudou ainda na Kunstakademie, em Dusseldorf, Alemanha, e é um dos artistas portugueses contemporâneos com mais destaque internacional.

  • Dia 25 – Comer o coração nas árvores 

Comer o Coração é o título da obra que representou Portugal na 26ª Bienal de Artes Visuais de São Paulo, em 2004. Em 2015, os artistas pensaram numa recriação que permitisse a sua apresentação sem a escultura monumental original. Vera Mantero, à semelhança da colaboração anterior, fez a performance numa árvore do circuito de arvorismo do Parque do Convento no Fundão, assumindo a peça uma nova designação e sentido: Comer o Coração nas Árvores. A evolução desta peça passa, agora, pela criação de uma nova escultura de Rui Chafes, uma “cadeira-escultura”, pensada para suspensão em árvores de grande porte.

  • Dia 26 – Os serrenhos do caldeirão

Este trabalho foi elaborado a convite da DeVIR/CaPA, Faro – no âmbito do festival “Encontros do Devir”, realizado em 2012 – em torno da desertificação/desumanização da Serra do Caldeirão, no Algarve. Cruzando as suas próprias recolhas vídeo com as recolhas em filme de Michel Giacometti, sobretudo aquelas feitas em torno das canções de trabalho, Vera Mantero lança um forte olhar sobre práticas de vida tradicionais e rurais em geral, conhecimentos das culturas orais de norte a sul do país e de outros continentes.

------------------------------------------------------------------------------------------------

O Café Santa Cruz está a celebrar o seu 93º aniversário e preparou uma semana de eventos para os seus amigos e visitantes, que irão animar Coimbra.

O Café Santa Cruz é um símbolo de Coimbra, tendo sido inaugurado a 8 de Maio de 1923 com o título de “luxuoso Café-Restaurante de Santa Cruz”, foi notícia em todos os jornais da altura, tendo a data de inauguração sido escolhida em função da sua localização, Praça 8 de Maio.

Construído por volta de 1530, para servir de igreja paroquial, conheceu ao longo dos anos várias funções, um armazém de ferragens, uma esquadra de polícia, armazém de canalizações, casa funerária e até uma estação de bombeiros, e só após muita e demorada controvérsia foi autorizada a instalação de um café restaurante de estilo manuelino, junto da Igreja de Santa Cruz, obrigando a alteração do projecto fachada da autoria do arquitecto Jaime Inácio dos Santos.

Este é o programa completo:

Dia 3 de Maio
22h - Teatro “Café Santa Cruz, Palco de Histórias, Palco de Vidas!” com Diogo Carvalho, acompanhado por Fado de Coimbra
Exposição e venda de livros de Fado da Imprensa Nacional da Casa da Moeda

Dia 4 de Maio
10h00 - Visita à Torre de Anto (escolas da baixa), seguido de um pequeno espectáculo de Fado de Coimbra.
11h00 - Apresentação e leitura expressiva do livro “Histórias na Ponta de um Sorriso” com o escritor José Fanha.
22h00 - Jazz no Café (Conservatório da Música de Coimbra)

Dia 5 de Maio
10h00 - Visita à Torre de Anto (escolas da baixa), seguido de um pequeno espectáculo de Fado de Coimbra.
18h00 - Apresentação do livro “Céu Nublado com boa Abertas”
22h00 - Fado de Coimbra

Dia 6 de Maio
12h00 - Actvidade da Fundação Portuguesa de Cardiologia
18h00 - Tertúlia “Reflexos de 500 anis de culto a Santa Isabel”
22h00 - Fado de Coimbra

Dia 7 de Maio
10h00 - Mercado no Café
11h30 e 15h30 Duo do Conservatório de Música de Coimbra
18h00 - Homenagem a Amigos do Café Santa Cruz
21h00 - Actuação do Grupo Tiroliro
22h00 - Fado de Coimbra

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nadir Afonso Sequenzas

O Museu Nacional de Machado de Castro apresenta de 23 de Janeiro até 24 de Abril a exposição Sequenzas de Nadir Afonso.

Nascido em Chaves em 1920, Nadir Afonso diplomou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1946, estuda pintura na École des Beaux-Arts em Paris, e obtém por intermédio de Portinari uma bolsa de estudo do governo francês e até 1948 e em 1951 colaborador do arquitecto Le Corbusier e serviu-se algum tempo do atelier Fernand Léger.

A partir de 1952 trabalhou no Brasil com o arquitecto Oscar Niemeyer, regressando em 1954 a Paris, retomando contacto com os artistas orientados na procura da arte cinética, desenvolvendo os estudos sobre pintura que denomina “Espacillimité” que expõe, em 1958, no Salon des Réalités Nouvelles.

Em 1965, Nadir Afonso abandona definitivamente a arquitectura; consciente da sua inadaptação social, refugia-se pouco a pouco num grande isolamento e acentua o rumo da sua vida exclusivamente dedicado à criação da sua obra.

Nadir Afonso Sequenzas' é uma exposição que reflecte a criação artística do pintor na década de 50 do século XX'.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

8 ½ Festa do Cinema Italiano 2016

Está de regresso o 8 ½ Festa do Cinema Italiano que já vai na sua 9ª edição e que tem início a 30 de Março em Lisboa.

Esta é uma festa que vai percorrer o pais até 7 de Abril, apresentando o melhor do cinema produzido em Itália aliado à experiência daquilo que é ser-se italiano, através de actividades diversas que não deixarão de surpreender.

O filme de abertura da 9ª edição do festival é a aguardada ante-estreia, em parceria com a NÓS Audiovisuais, de O Conto dos Contos (Il racconto dei racconti/Tales of Tales), de Matteo Garrone, realizador dos premiados Gomorra e Reality – A Grande Ilusão. 

A Festa do Cinema italiano fará também uma homenagem a Ettore Scola, um dos grandes mestres do cinema italiano, falecido no passado dia 19 de Janeiro e cujo último filme, Que estranho chamar-se Federico foi exibido em ante-estreia na edição passada do festival. 

Em 2016 o 8 ½ Festa do Cinema Italiano vai chegar a um número ainda maior de cidades portuguesas, que expressa o evidente crescimento e ambição da organização. O encantamento, a surpresa e as maravilhas de Itália acontecem assim, para além de Lisboa, no Porto, em Coimbra, em Loulé, nas Caldas da Rainha, entre outras, cujas datas serão anunciadas em breve.

De 18 a 20 de Abril chega a Coimbra e ao Teatro Académico Gil Vicente com diversas actividades paralelas, que já fazem parte da tradição do festival, vão regressar, como a Festa de Abertura, a Rota dos Sabores, Italiano per Principianti, o Cine-Jantar, e a secção Piccolini, dedicada aos espectadores mais pequenos. 

Descubra aqui o programa completo.

A não perder!

---------------------------------------------------------------------------------------------------

The Black Mamba - Acústico

Esta sexta-feira no Auditório do Teatro Académico Gil Vicente não perca os Black Mamba a partir das 21h30.

"The Black Mamba" é o nome do trio formado por Pedro Tatanka (voz e guitarra), Ciro Cruz (baixista) e Miguel Casais (baterista).

O primeiro encontro destes três músicos foi em 2010, altura em que, da união dos seus talentos musicais, surge um som único, carregado de uma sonoridade soul, assumindo desde logo a sua paixão pela música negra.

A química entre os três músicos foi imediata e as apresentações nos bares e clubes lisboetas não pararam de acontecer, ficando rapidamente bastante conhecidos no circuito, não tardando que os primeiros originais começassem a surgir.

A experiente secção rítmica do baixista Ciro Cruz (Ed Motta, Gabriel O Pensador, Howard Levy, banda Rock In Rio, etc.), a bateria de Miguel Casais (Áurea, Mafalda Veiga, Nu Soul Family, etc.) e a inconfundível voz e guitarra de Pedro Tatanka (Richie Campbell, The Offshores, Kalibrados, etc.) conduzem a uma viagem que mistura a soul music com o blues e o funk.

Conhecidos pela grande energia em palco, a banda regressa para a apresentação do seu segundo álbum Dirty Little Brother, em formato acústico. The Black Mamba revistam ainda temas antigos como I’ll Meet You There, It Ain’t You ou, o mais recente, Wonder Why.

Compre já o seu bilhete.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Cultura Ciência Culto

Teve inicio no passado dia 26 de Janeiro o ciclo Cultura Ciência Culto, organizado em conjunto pelo Museu da Ciência, Arquivo e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

O objectivo da iniciativa é dar a conhecer a história do Colégio de Jesus, inaugurado em 1698, mas que no entanto existiu em Coimbra desde 1542, na Couraça dos Apóstolos - nome que ainda remete para os padres jesuítas que ali viveram - tendo sido o primeiro colégio da Companhia de Jesus em todo o mundo.

O Colégio de Jesus contou a longo da sua história com professores de excelência, alunos do melhor que o mundo conheceu, artistas ilustres e produziu livros que eram referência na época

O ciclo decorrerá até 15 de Junho e irá contar com uma serie de iniciativas para dar a conhecer a história da instituição, seja através de livros e documentos, seja conhecendo os edifícios, as obras de arte ou os testemunhos da ciência que ali se ensinou e que chegaram até nós.

Estes são alguns do próximos eventos, descubra aqui o programa completo:

25/2 – Palestra por Henrique Leitão da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
10/3 – Palestra Maria de Lurdes Craveiro da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Na Ponta da Língua no TAGV

Coimbra continua a ser passagem obrigatória para os grandes actores e autores nacionais, dia 16 de Fevereiro pelas 21h30 passa pelo Teatro Académico de Gil Vicente o Salvador Martinha.

No seguimento de uma época de stand-up “Cábula”, onde aproveitou para testar o sucesso de algumas ideias que agora apresenta no espectáculo “Na Ponta da Língua”.

Num espectáculo que percorre o país de norte a sul, e depois de ter esgotado o CCB Salvador Martinha chega agora a Coimbra para 70 minutos sempre a rir.

De resposta sempre pronta, na ponta da língua, o humorista fala, usando sempre a sua linguagem muito própria que já originou expressões usadas por todos como “pussy” ou “raton”, de temas que estão bem presentes no nosso quotidiano: tecnologias, tendências e relação homem-mulher. Neste espectáculo cheio de boas piadas, e fisicalidade, a plateia nunca é esquecida e a qualquer momento uma pessoa do público passa a ser o sidekick da noite.

Compre já o seu bilhete!

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Mundial do Mágico

No dia 31 Janeiro pelas 11h00 o Museu Nacional Machado de Castro apresenta “O Criptopórtico de Aeminium”, Teatro de Sombras.

Mediante inscrição prévia assista a uma performance desenvolvida aquando da visita ao Criptopórtico, que visa dar resposta às mesmas questões exploradas pelo Guarda-Chaves.

Tirando partido do fascínio único que é o teatro de sombras, que mais do que qualquer outro género teatral, ele consegue transportar o público para um universo mágico.

No teatro de sombras, as figuras não são mais do que um elemento, os marionetistas e, em alguns casos os músicos, são sobretudo contadores, onde a manipulação das figuras apenas ilustra o que é contado, sendo a música um elemento igualmente importante.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita ao Gabinete de Física

O tempo não incentiva a programas ao ar livre assim para este Domingo sugerimos um Visita ao Gabinete de Física da Universidade de Coimbra.

Nomeado em Setembro de 2014 Sítio Histórico Europeu pela Sociedade Europeia de Física, o setecentista Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra, criado durante a reforma pombalina, foi o primeiro local em Portugal e o segundo na Península Ibérica a receber esta distinção.

Situado no Colégio de Jesus e pertencente ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Gabinete de Física detém uma valiosa e rara coleção de instrumentos para o estudo desta disciplina.

Este Domingo pelas 15h conheça o Gabinete de Física do século XVIII, um dos mais belos espaços históricos de ciência e aprecie uma das mais notáveis colecções a nível mundial num ambiente único e característico do século XVIII.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Fim de Ano em Coimbra


Venha passar a noite mais importante do ano em Coimbra e participar na maior festa do país.

Coimbra tem planeada um noite de Fim de Ano em cheio, com muito música e muita animação que não pode perder. A festa vai decorrer em três espaços no Largo da Portagem, na Praça do Comércio, Praça 8 de Maio e no Rio Mondego.

É um programa recheado onde o destaque é Diego Miranda considerado um dos DJs e Produtores mais influentes de Portugal, detentor de um trajecto fantástico como Dj desde cedo ganhou respeito e reconhecimento na música de dança em Portugal.

Programa completo:

  • Largo da Portagem

22H00 | 1h00 – Francisco Cunha (DJ)
23H30 – Diego Miranda (DJ)

  • Praça do Comércio

00H15 – CLÃ
02H00 – KREMLIN

  • Praça 8 de Maio

00h15 – REVIVAL NIGHT

  • Rio Mondego

00H00 – Fogo-de-artifício

Venha receber 2016 connosco!

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Luzes Sobre a Baixa de Coimbra

Mais um fim-de-semana animado na Baixa de Coimbra com música, cultura e desporto, estas são as nossas sugestões:

Sábado
Dança pelas ruas da Baixa - Gestos para um Presépio, por Leonor Barata às 12h00.
Visita guiada “Sob o Signo da Natividade” às 15h00 na Casa Municipal da Cultura.
“Cantares do Ciclo Natalício 2014” com as Mondeguinas na Associação Cultural às 16h30 no Largo da Portagem/Praça 8 de Maio.
Casas Musicais, com a actuação do grupo musical Tabacaria, a partir de janelas de edifícios do Largo do Paço do Conde pelas 19h.

Domingo
3ª Prova de Remo do Torneio primeiras remadas, no Centro Náutico de Coimbra/Parque Verde do Mondego - 9h00.
Concerto para Bebés pela Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, no Salão Nobre do Paços do Município pelas 11h00.
Nascer nas Artes – Flores de Livro Especial Natal. Actividades para crianças dos 6 aos 12 anos no Teatro da Cerca de S. Bernardo das 11h00 às 13h00.
Contos de Natal na Biblioteca Infantil (Ludoteca) pelas 17h00.
”Cantares do Ciclo Natalício 2014”, pelo Coro D. Pedro de Cristo no Café Santa Cruz pelas 21h30.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nove Anos de Museu da Ciência

No próximo sábado o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra comemora o seu 9º aniversário.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra é um museu interactivo que procura aproximar a ciência de todos os públicos.

As colecções de ciência da Universidade de Coimbra são as mais antigas e significativas em Portugal, mantendo uma actividade muito diversificada, entre exposições temporárias, visitas guiadas, conversas com cientistas e ateliers, que têm tido um excelente e crescente acolhimento na sociedade portuguesa.

No próximo dia 5 de Dezembro, o Museu da Ciência comemora nove anos, e parar assinalar esta data, celebra-se o facto de a Universidade de Coimbra ter integrado recentemente a Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo.

Numa sessão dedicada ao Iluminismo, onde estará presente o Secretário Geral da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo e do Reitor da Universidade de Coimbra, conheça o programa completo aqui.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Exposição – Família

Já decorre a primeira edição da bienal Anozero que tem prevista a realização de um conjunto de iniciativas curatoriais em espaços classificados e outros lugares de relevante valor patrimonial e cultural da cidade de Coimbra.

Um desses eventos a exposição “Família” em exibição no Museu Nacional Machado de Castro, resulta de um diálogo entre esculturas de Rui Chafes e filmes de Pedro Costa realizados em Cabo Verde em 1994 durante a rodagem de Casa de Lava. A este diálogo juntam-se as vozes de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet através do seu filme tributo a Mallarmé.

O diálogo entre Rui Chafes e Pedro Costa realiza-se assim numa afirmação da reversibilidade.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Cordis no TAGV

CORDIS piano & guitarra portuguesa estão de regresso ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente.

Paulo Figueiredo ao piano e Bruno Costa à guitarra portuguesa , mostrando, através de uma nova abordagem estética, facetas desconhecidas de alguns clássicos da guitarra de Coimbra.
Numa forma única os dois instrumentos fundem-se num constante diálogo de cordas, divagando e explorando a riqueza harmónica e rítmica de peças de reconhecidos compositores.

Assim e depois de um primeiro CD lançado em 2008, de um segundo, editado em 2011, e de um DVD ao vivo apresentado em 2013, CORDIS apresentam no dia 14 de Novembro no Auditório do Teatro Académico de Gil Vicente o seu primeiro trabalho exclusivamente composto por peças originais, assinadas pelos dois músicos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Helena Dias - O Branco Precisa de Cor

Até ao próximo dia 1 de Novembro está em exposição o Museu Municipal de Coimbra / Galeria Almedina. O Branco Precisa de Cor.

Nestas pinturas abstractas, todas em tinta acrílica sobre tela, as unidades modulares e a utilização de uma paleta azul, violeta, laranja, amarelo canário, verde, vermelho e rosa criam padrões que se repetem, se fragmentam e desmoronam. Estas pinturas emergem de uma fusão de influências e transparecem uma energia e movimento constantes. E tudo se passa, de um modo geral, sobre um fundo branco porque “O Branco Precisa de Cor...”

A entrada é livre.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Mundial do Turismo

Coimbra não pára, e até ao dia 27 de Setembro serão inúmeras as iniciativas que assinalam o Dia Mundial do Turismo.

Sob o lema “Um bilião de Turistas, um bilião de Oportunidades” , a Organização Mundial do Turismo procura, no Dia Mundial do Turismo, destacar o potencial do sector do turismo na criação de oportunidades para as comunidades e sublinhando o seu envolvimento no desenvolvimento sustentável do turismo.

Coimbra não desperdiçou esta oportunidade, criando um programa singular que procura que todos usufruam do potencial turístico da cidade e que apela à participação da comunidade, com iniciativas que permitem descobrir, de forma lúdica e cultural, espaços e tempos encantados da cidade, valorizando assim a cultura e a identidade de uma cidade Património Mundial da Humanidade.

Destacamos aqui alguns dos eventos, a maioria com acesso gratuito.

  • Dia 25 de Setembro: Rota das Tabernas
  • Dia 26 de Setembro: Tesouros de uma Cidade Património Mundial I| Visita guiada
                                       Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra
  • Dia 27 de Setembro: Visita livre à Torre de Almedina

Visite-nos!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Noite Europeia dos Investigadores - Actividades preparatórias

A Noite Europeia dos Investigadores — Researchers' Night — é uma iniciativa promovida desde 2005 pela Comissão Europeia no âmbito das Acções Marie Curie.

O objectivo é o de celebrar a Ciência e de a aproximar dos cidadãos e ocorre em diversas cidades europeias na última sexta-feira do mês, dia 25 de Setembro.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra dedica o mês de Setembro aos cientistas, elaborando uma serie de actividades preparatórias para essa mesma noite:

  • Dia 12 - Há Luz no Museu da Ciência

No Ano Internacional da Luz venha (re)descobrir, com Carlos Fiolhais, a exposição "Segredos da Luz e da Matéria", pelas 15h no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Laboratorio Chimico)

  • Dia 20 - Há Ciência no Choupal

Nesta manhã de domingo visitar-se-á o Choupal como objectivo de descobrir com os cientistas do museu a fauna e a flora de uma Mata Nacional que faz parte do imaginário de Coimbra.
As actividades decorrerão entre as 9h às 13h e a entrada é livre.

Ao mesmo tempo decorrerá o concurso de fotografia “A Luz em Coimbra”
Como forma de celebrar Ano Internacional da Luz, para participar baste enviar uma fotografia sobre o tema “A Luz em Coimbra”. As cinco melhores serão publicadas nas páginas do Facebook e Instagram do Museu da Ciência.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

E.TOUR – Aluguer de bicicletas eléctricas

Ai está uma forma diferente, saudável e ecológica de visitar Coimbra, a E.Tour oferece um serviço de aluguer de bicicletas eléctricas que vai permitir conhecer Coimbra de uma forma única.

Esta é talvez a melhor forma de conhecer Coimbra. A E.tour bike é uma empresa de aluguer de bicicletas eléctricas, que tem como objectivo proporcionar uma experiência única e autêntica de usufruto da cidade em duas rodas.

O mecanismo de assistência eléctrica das bicicletas, ajudará a ultrapassar as barreiras geográficas da cidade e diminuindo o esforço físico exigido, chegando assim a um maior número de pessoas.
Além do aluguer de bicicletas existirão também visitas guiadas, que necessitarão de marcação antecipada e que incluirão percursos pelo Património Cultural da cidade, Percursos Natureza e, para os mais aventureiros,Percursos Surpresa.

O Hotel D. Luis é um parceiro privilegiado e todos os nossos clientes ficam isentos do pagamento da caução quando for contratado o serviço.

Não perca a oportunidade de visitar Coimbra como nunca visitou!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Percurso Citadino "Canção de Coimbra"

Venha descobrir os caminhos da Canção de Coimbra, é a proposta da Living a Place, num misto de experiências e emoções que percorrem alguns dos mais belos locais Património Mundial da Humanidade.

Passear pelo Centro Histórico de Coimbra, visitar o Museu Académico, uma "casa de bem comer" (tasca) ou uma República, um percurso em que o desafio é viver Coimbra com um renovado olhar, passar por locais mais “escondidos”, e no final ouvir e sentir a Canção de Coimbra.

Descubra aqui toda a informação.

Venha dai!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Universidade de Coimbra by Night

A comemorar os seus 750 anos as iniciativas na Universidade de Coimbra não param.

Assim a partir do dia 11 de Julho até ao final do mês de Agosto, todos os sábados, a partir das 21h30 e durante aproximadamente 2 horas, a Universidade de Coimbra propõe uma visita guiada pelos seus espaços mais emblemáticos, especialmente ao Antigo Palácio Real, a Capela de São Miguel, e a Biblioteca Joanina, não faltando claro a subida à Torre da Universidade, havendo ainda espaço para um apontamento musical.
Saiba mais.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Três Irmâs (Making Of)

Não perca esta noite no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha pela 18h “Três Irmãs (Making Of)”, a nova produção do Teatrão, que estrou no dia 1 de Julho e mantém-se em itinerância por vários espaços da cidade até 1 de Agosto.

O espectáculo vai ser apresentado na Casa Municipal da Cultura, no Museu do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, na Liga dos Combatentes de Coimbra e na Oficina Municipal do Teatro, reforçando a vontade de agir e reflectir na cidade e sobre ela. A cada um dos espaços corresponde um ato, sequencial, com uma ligação implícita.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Festas da Cidade de Coimbra - 3 Julho | Sexta-feira

  • 09h00 Concurso Internacional de Saltos “Rainha Santa Isabel/Cidade de Coimbra”
  • 10h00 Visita Guiada “Tesouros de uma Cidade Património Mundial II”
  • 15h00 Visita guiada “Rainha Santa Isabel”
  • 15h00 Visita Guiada “Tesouros de uma Cidade Património Mundial II
  • 18h00 Sun 7 Petiscos | Café Santa Cruz (Café Santa Cruz)
  • 20h00 Inauguração da Feira Popular (até 19 de julho)
  • 21h30 Estreia do espetáculo de teatro “Isto… era para ser outra coisa”| Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro
  • 21h30 Concerto com António Zambujo e Orquestra Clássica do Centro | Jardim da Sereia
  • 22h00 Quebra J@zz 2015 – Quinteto Pedro Moreira | Escadas do Quebra Costas
  • 22h00 Noite de Fados com o grupo “Coimbra Menina e Moça” | Praça 8 de Maio
  • 22h00 Espetáculo interativo de Videomapping | Edifício dos Paços do Município
  • 22h00 São Silvestre Kamalhão Rock
  • 22h00, 22h30, 23h00, 23h30, 00h00, 00h30 Espetáculo de Videomapping, no âmbito do Encontro de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra | Páteo das Escolas da Universidade de Coimbra 

Festas da Cidade de Coimbra - 2 Julho | Quinta-feira

  • 10h00 – Vista guiada Tesouros de uma Cidade Património Mundial II
  • 15h00 – Visita Guiada “Vivências nos Jardins – Jardim da Sereia”
  • 15h00 – Visita guiada Tesouros de uma Cidade Património Mundial II
  • 17h00 – 1.º Torneio Internacional “Cidade de Coimbra” – Hóquei em Patins | Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia
  • 21h30 – Concerto de Jorge Palma com a participação especial da Banda Ginga | Quintadas Lágrimas - Anfiteatro Colina de Camões
  • 22h00 – Noite de Dança | Estúdio de Dança Flic-Flac e LOVE

Festas da Cidade de Coimbra – 1 de Julho | Quarta-feira

  • 09h30 Mini Chef de Verão II (workshop para crianças dos 6 aos 12 anos)
  • 10h00 Visita Guiada “Tesouros de uma Cidade Património Mundial II”
  • 15h00 Visita guiada “Santo António”
  • 15h00 Visita Guiada “Tesouros de uma Cidade Património Mundial II”
  • 17h00 1o Torneio Internacional “Cidade de Coimbra” – Hóquei em Patins
  • 21h30 Baile da Rosa | Praça do Comércio
GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant