Scroll Top

Coimbra

A sua rica história é motivo suficiente para merecer uma visita. Coimbra tem muito para oferecer e aqui damos alguns exemplos. Cidade tradicionalmente universitária, detém também uma enorme riqueza histórica e cultural.

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa. Fundada em Lisboa por D. Dinis em 1290, foi definitivamente transferida para Coimbra em 1537, vindo a ocupar os edifícios do Paço Real Medieval. Durante os reinados de D. João V e D. José I, a instituição sofreu grandes reformas, não só a nível do ensino, mas também no que respeita à construção de novos edifícios de estilo barroco e neo-clássico. A Sala dos Capelos, ou Sala Grande dos Actos, é a principal sala desta Universidade, local de realização das cerimónias académicas solenes. A barroca Biblioteca Joanina, construída no século XVIII, no reinado de D. João V, é antecedida por um portal encimado pelo escudo nacional. Contém cerca de 250 mil obras.

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

O Convento de Santa Clara-a-Nova, popularmente referido como Mosteiro da Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra, foi erguido no século XVII em substituição ao antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, vítima das inundações periódicas do rio Mondego. Constitui-se em um importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e alberga os restos da Rainha Santa Isabel, fundadora do mosteiro original.

Igreja do Mosteiro de Santa Cruz

Foi fundado em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, com o apoio de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, que nele se encontram sepultados.

Igreja do Convento de Santa Clara-a-Velha

Situado na margem esquerda do Rio Mondego e implantado a uma cota muito baixa, este templo gótico, construído no final do século XIII, foi abandonado no século XVII devido às constantes inundações provocadas pelo rio. Foi recentemente objecto de uma operação de recuperação e de valorização.

Sé Velha

O templo actual data da segunda metade do século XII, tendo sido aberto ao culto em 1184 e segue o estilo românico coimbrão da segunda fase. Com projecto do francês Mestre Roberto, a igreja tem um exterior robusto, simétrico, com escassas aberturas e coroamento de ameias.

Torre de Almedina

Edificada sobre o Arco de Almedina, tinha como função vigiar e defender a principal porta de acesso ao interior da muralha.

Pátio da Inquisição

O Pátio da Inquisição deve o seu nome ao conjunto de edifícios de valor histórico e arquitectónico,onde funcionou, desde 1566 até à sua extinção, em 1821, o Tribunal do Santo Ofício.

Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, inaugurado em 8 de Junho de 1940, é um parque lúdico, pedagógico e turístico, idealizado por Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco.

Jardim Botânico

Deve-se ao Marquês de Pombal a criação deste conjunto, considerado o mais belo jardim botânico do país. Para além das múltiplas espécies que justificam a visita, oferece ainda um vasto conjunto de elementos decorativos, como fontes e estatuária.

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant